quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Mats tem vergonha da sua própria burrice

O Mats (autor do blog "Darwinismo") aplicou moderação nos comentários, o que não tem mal nenhum. O problema é a maneira como o Mats gere essa situação. É óbvio que spam, publicidade, comentários insultuosos ou desrespeitosos e coisas no estilo são coisas bastante chatas de se ter na caixa de comentários (embora normalmente spam e comentários insultuosos ou desrespeitosos provenham de criacionistas). Mas quando o comentário, apenas expõe, sem qualquer insulto ou falta de respeito a burrice (sem mencionar tal palavra) de outra pessoa, a melhor explicação é que essa pessoa tem vergonha da sua própria burrice e não quer que esta seja exposta. Foi o que aconteceu com o Mats no seu blog. Eu escrevi um comentário a expor a sua burrice crónica e este foi censurado. Outros continuam a "aguardar moderação". Também nada têm de desrespeitoso ou de ofensivo, mas é provável que também não passem - a realidade pode ser demasiado embaraçante para algum dos criacionistas. 
O meu comentário era relativo a isto: 

«Mats, uma pessoa pode não aceitar que a evolução ocorreu, mas para se saber o que é um fóssil de transição não é preciso aceitar/acreditar nisso.


Mas só existem “fósseis de transição” se a evolução ocorreu.
Tu estás tão imersa na tua visão darwinista que nem te apercebes dos erros.»

Eu apontei-lhe que os erros eram seus (do Mats), quer conceituais, quer de compreensão e que eu também não acreditava que dragões existiam, mas sabia o que estes eram (seriam se existissem), para ilustrar o meu ponto de vista. Por fim disse que esperava que o Mats tivesse percebido e que já não voltaria a explicar. Há aqui alguma coisa ofensiva? Não, é claro que não. Apenas expõe a burrice do Mats.

Na realidade, isto é apenas mais um dos comportamentos característicos dos criacionistas em geral. Tenho lido muitos textos relativamente ao modo como os criacionistas fogem com o rabinho à seringa através da censura de comentários que expõem o quanto eles são burros, desonestos e ignorantes. Um blog criacionista que tem fama dos seus administradores fazerem esse tipo de coisa é o "Uncommon Descent", gerido por pessoal do Discovery institute e companhia.


O comentário do Mats pode ser encontrado aqui: http://darwinismo.wordpress.com/2013/06/10/o-mau-uso-da-palavra-evolucao/#comment-20850 

3 comentários:

  1. Olá Maria,

    Como porventura já se terá apercebido nas minhas divergências com alguns dos creacionistas desse Blog, também eu estou sujeito a todas as atribulações que aqui descreve, tenho várias intervenções "de molho" há bastante tempo, mas desconfio que seja por outro motivo: ela ficam a levedar por serem distribuidas copias aos criacionistas mais lestos na pena de escrever, para os nossos posts não andarem por ali sem resposta e a criarem-lhe embaraços.
    Já as respostas que aparecem...só lidas mesmo!

    Um Abraço Maria Teodósio,
    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Eu sou leitora do blog do Mats e concordo com ele em tudo. Mas acho muita graça você ou outros fazerem 'futurologias' das possíveis reações dele e isso me faz perceber o quanto realmente é importante o seu trabalho. Dedicar postagens e fazer prints ou outros tipos de cópias para tentar justificar ao invés de refutar os seus argumentos não me parece ser o comportamento de alguém que está preocupado em escrever o seu conhecimento, mas sim, atacar a pessoa que tem opinião contrária. Cada pessoa tem o direito de acreditar no que quer, desenvolver e pensar como acredita. Se não estás de acordo com algo do que ele escreve, e quiser entrar nos debates da página DELE, esteja à vontade (é assim que ele pensa), mas não se chateie se caso ele não publicar algum comentário por infringir as regras que ele impõe. Assim como tens o direito de fazer isso no seu blog, ele tem no dele.

    Eu penso que é muito interessante debates abertos, mas sempre os evolucionistas partem para as ofensas pessoais ao invés de argumentarem. Digo, SEMPRE. Será isso um indício de que quando perdem a sua linha de raciocínio começam com ataques ofensivos de modo a fugir do foco do debate para não apresentar a sua ignorância?

    É só assim que vocês sabem 'debater' hehe

    ResponderEliminar
  3. Claro que concorda com ele, Patrícia, você é a noiva orgulhosamente submissa (que fique claro que a minha observação não é uma crítica à sua obediência). Mas é curioso você vir defendê-lo aqui, tão galantemente - embora um pouco tarde-, e ainda por cima se identificar como uma mera "leitora", não como alguém cuja relação íntima com o gajo cria um pequeno conflito de interesses. De qualquer forma... Quando ele quiser debater como homem, não como guri evasivo, pode dar as caras sem diplomatas (ainda que a diplomata seja tão versada em debates com evolucionistas, chegando ao ponto de imitar a "gafe" de que os acusa).

    ResponderEliminar