sexta-feira, 1 de julho de 2011

O.G.M.?

O.G.M.

O que significa? organismos genéticamente modificados.

O que são? Espécies alimentares que são modificadas de modo a proporcionar determinados benefícios, desde a sua conservação aos efeitos na saúde humana (melhoria dos valores nutricionais, produção de substâncias que funcionam como vacinas,...).

Apesar de tudo isto a maioria da população não "confia" na qualidade desses alimentos. As controvérsias vao desde os impactes ambientais aos impactes na saúde humana.

Devido ao facto de alguns produzirem substâncias que evitam o uso de pesticidas, argumenta-se que isso poderá ter impactes negativos na cadeia alimentar. No entanto se fossem utilizados pesticidas o impacte seria o mesmo. Por outro lado, se o controlo for atarvés de uma substância produzida pela planta evita-se a pluição dos solos e da água.

Quanto aos riscos para a saúde humana, destacam-se: tendência para provocar reacções alérgicas, défice nutricional ou toxicidade. Na realidade não existem estudos conclusivos que apoiem estas alegações. Reacções alérgicas? há muita gente alérgica á manteiga de amendoím e esta não é retirada do mercado por causa disso. Défice nutricional e toxicidade? não me parece, esses alimentos foram modificados exactamente para melhorar os níveis nutricionais não para os piorar. Mas como tudo o que é progresso encontra sempre resistência, não era de esperar outra coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário