quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O Fracasso da complexidade irredutível (Design Inteligente) II: The Wedge Document


Dando seguimento ao ultimo post, o que alguns cientistas alegam sobre o design inteligente é que a elaboração desta mesma hipótese teve motivações religiosas e não cientificas, pelo que não pode ser considerada imparcial. O problema é demonstrar que a mesma teve essa origem. Mesmo tendo ganho o caso Dover, no qual perante o tribunal esta foi considerada como tendo origem religiosa na defesa de pressupostos religiosos, na comunidade cientifica ainda persiste uma divergencia de opiniões - não apenas entre proponentes do D.I. e proponentes da Evolução. Não se pode 'provar' perante toda uma comunidade cientifica que assim é, mas cada um pode observar as evidencias existentes (aqui apresentadas) e e refletir sobre as mesmas. A teoria de que o Design Inteligente é uma espécie de 'cavalo de troia' (certamente muitos de nós já tivemos um computador infactado por um 'trojan') do criacionismo não é assim tão recente, tendo sido apresentada na obra 'Creationism's Trojan Horse' de Barbara Forrest e Paul R. Gross (2004). No entanto, continua sem existir um consenso, como anteriormente demonstrado, sobretudo pelo facto de não existir aparentemente uma obrigatoriedade de que o designer seja qualquer deus (Dawkins, 2007). No entanto, existe um pequeno 'espinho cravado na meia' dos proponentes do Design Inteligente: The Wedge Document. 
Estes documento foi redigido após a publicação da obra 'A Caixa Preta de Darwin' por M. J. Behe, que foi influenciada pela primeira obra de Michael Denton, agnóstico, sobre as supostas lacunas da teoria da evolução (obra esta que continha inúmeros erros cientificos óbvios e que mais tarde foi retratada pelo próprio autor) - 'Evolução: uma teoria em crise'.   No entanto, o documento afirma claramente que esta ideia desenvolveu-se a partir das críticas à teoria da evolução de Charles Darwin em 1991 por Phillip ]ohnson's. 
The Wedge Document é um documento intitulado de 'The Wedge Strategy - Center for the Renewal of Science & Culture', que foi posto a circular na internet em 2000.  O Discovery Institute (entidade responsável pela redação do documento) não desmentiu a autenticidade do conteúdo do documento que foi publicado online. O título é algo sugestivo. O termo 'estratégia', combinado com a expressão 'renovação da ciencia e da cultura é por si só bastante atreito a interpretações de que este se trata de um plano estratégico para efectuar mudanças significativas nos campos da ciencia e da cultura (através da ideia do D. I.). Pode-se mesmo conjecturar que ainda antes da publicação da primeira obra de M. Behe um plano semelhante a este estava traçado, portanto que a ideia do Design Iteligente foi algo premeditado: partiram do pressuposto em busca de provas e não formaram o pressuposto a partir das provas disponíveis. Apenas a partir do título podemos conjecturar que o design inteligente não seguiu o percurso normal de formulação de uma hipótese cientifica. No entanto, pelo título não podemos ligá-lo a motivações religiosas para essa premeditação. Mas continuando a ler o documento, encontramos uma introdução que começa do seguinte modo:  
"The proposition that human beings are created in the image of God is one of the bedrock principles on which Western civilization was built. Its influence can be detected in most, if not all, of the West's greatest achievements, including representative democracy, human rights, free enterprise, and progress in the arts and sciences.
Yet a little over a century ago, this cardinal idea came under wholesale attack by intellectuals drawing on the discoveries of modern science. Debunking the traditional conceptions of both God and man, thinkers such as Charles Darwin, Karl Marx, and Sigmund Freud portrayed humans not as moral and spiritual beings, but as animals or machines who inhabited a universe ruled by purely impersonal forces and whose behavior and very thoughts were dictated by the unbending forces of biology, chemistry, and environment. This materialistic conception of reality eventually infected virtually every area of our culture, from politics and economics to literature and art." - Afirma que a proposição de que os seres humanos são criados á imagem de deus é um dos fundamentos da sociedade ocidental, mas que esta ideia tem sido posta em causa por pensadores como charles Darwin, Karl Marx e Sigmund Freud, que retrataram os seres humanos como máquinas animais que habitam o universo regulado apenas por forças impessoais e não como seres morais e espirituais, infectando todas as áreas culturais. mas há mais: "Discovery Institute's Center for the Renewal of Science and Culture seeks nothing less than the overthrow of materialism and its cultural legacies. Bringing together leading scholars from the natural sciences and those from the humanities and social sciences, the Center explores how new developments in biology, physics and cognitive science raise serious doubts about scientific materialism and have re-opened the case for a broadly theistic understanding of nature". - O objectido é nada menos que derrubar o materialismo e os seus legados culturais, juntando  académicos de várias áreas de modo a reabrir a visão teísta da natureza. Contratar académicos para refazer a visão teísta da natureza? Parece que o pressuposto de uma interferencia divina estava bastante presente antes da fase da pesquisa.
 É esta uma das razões razão por que se pode afirmar que o surgimento da hipótese do Design Inteligente não teve motivações cientificas e sim religiosas. no entanto até agora pode-se depreender apenas subjectivamente de que se trata da hipótese do D.I. No entanto, este termo é mencionado várias vezes ao longo de uma porção do documento denominada 'Five year strategic plan summary' (plano estratégio a 5 anos), mais uma vez, bastabte sugestivo. Um plano mais 'resumido' (anteriormente, no próprio documento) das intenções foi o seguinte:




 
Phase I. Scientific Research, Writing & Publication
  • Individual Research Fellowship Program
  • Paleontology Research program (Dr. Paul Chien et al.)
  • Molecular Biology Research Program (Dr. Douglas Axe et al.)
Phase II. Publicity & Opinion-making
  • Book Publicity
  • Opinion-Maker Conferences
  • Apologetics Seminars
  • Teacher Training Program
  • Op-ed Fellow
  • PBS (or other TV) Co-production
  • Publicity Materials / Publications
Phase III. Cultural Confrontation & Renewal
  • Academic and Scientific Challenge Conferences
  • Potential Legal Action for Teacher Training
  • Research Fellowship Program: shift to social sciences and humanities

  O mais estranho é que o Dr. Paul Kwan Chien não é formado em paleontologia, ma sim em biologia (geral) e química.

Na porção do documento mencionada anteriormente, encontra-se a expressão: "Design theory promises to reverse the stifling dominance of the materialist worldview, and to replace it with a science consonant with Christian and theistic convictions""A teoria do Design promete reverter a dominancia da visão do mundo materialista e substitui-la por uma ciencia consonante com convicções cristãs e teístas". Aqui estão os factos... cada um deve tirar as suas próprias conclusões.

A minha conclusão é: o Design Inteligente é um 'cavalo de troia' e mais ainda que isso, um cavalo de troia da Igreja Católica -  a mais rica epoderosa religião cristã.

O conteudo do documento pode ser visto aqui: http://www.public.asu.edu/~jmlynch/idt/wedge.html


Sem comentários:

Enviar um comentário