terça-feira, 16 de outubro de 2012

A Origem do Big Bang e as Particulas Virtuais


 

Neste texto vou abordar aquilo que não abordei em ‘Um Universo que veio do Nada’ (http://allthatmattersmaddy32.blogspot.com/2012/10/um-universo-que-veio-do-nada.html), por falta de tempo (trabalhos, testes, aulas práticas, cadeiras de opção extra-horário…).

Na sua obra ‘A Universe From Nothing’, o físico Lawrence Krauss torna publico o conhecimento sobre a origem do nosso universo. Segundo Krauss, o universo veio do ‘nada’. Mas o que quer dizer a palavra nada? A palavra nada neste caso refere-se a partículas mínimas, que podem originar-se espontaneamente de outras partículas menores e voltar ao estado inicial. Estas partículas são designadas partículas virtuais e isto acontece várias vezes no nosso universo. As partículas virtuais (possíveis ancestrais do nosso universo) são detectadas por métodos indirectos, por exemplo, pelo efeito de Casimir, no qual forças entre placas metálicas no espaço vazio são modificadas pela presença de partículas virtuais e é devido a elas que o nosso universo existe. Como se depreende por esta descrição a palavra ‘nada’ não tem o mesmo significado que tem na filosofia ou por uma questão de senso comum.

Na realidade a ideia de escrever ‘A Universe From Nothing’ surgiu durante uma palestra em 2009. O conteúdo do livro é uma versão alargada da palestra, á qual podemos assistir aqui:

 

 
Uma revisão da obra pelo New York Times compara estas descobertas á teoria da evolução de Darwin e a publicação da obra de Lawrence Krauss á publicação d’ ‘A Origem das Espécies’. A comparação não é de todo descabida. A teoria do Big Bang, apesar de ter sido revista por um dos homens mais inteligentes da história da humanidade e dos físicos mais conceituados da história da ciência (Einstein, claro), não explicava a origem da própria ocorrência que resultou na expansão do universo. Deste modo, a causa do universo era indeterminada, deixando espaço para as fantasias criacionistas do costume (leia-se deus das lacunas).

“O Universo começou a existir, logo o universo teve uma causa, logo a causa foi deus” – este é o argumento preferido dos criacionistas. Qualquer pessoa se apercebe de que se trata de um argumento da ignorância. Ainda assim os criacionistas não se conseguem divorciar dele (ups! Esqueci-me que também eram contra o divorcio).
É claro que o Universo teve uma causa: aparecimento de partículas.
Eu pergunto: quando não existirem lacunas, onde é que os criacionistas vão encaixar o seu deus das lacunas?

Referências:
Prefácio da obra ‘A Universe Fom Nothing’, Disponível em: http://www.amazon.com/Universe-Nothing-There-Something-Rather/dp/145162445X

 

Gordon Kane: “Are virtual particles really constantly popping in and out of existence? Or are they merely a mathematical bookkeeping device for quantum mechanics?” Disponível em: http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=are-virtual-particles-rea

 

On the Origin of Everything: ‘A Universe From Nothing,’ by Lawrence M. Krauss – David Albert, New York Times, Disponível em: http://www.nytimes.com/2012/03/25/books/review/a-universe-from-nothing-by-lawrence-m-krauss.html?_r=0

Sem comentários:

Enviar um comentário