domingo, 28 de outubro de 2012

Evolução Simbiogénica: Entrevista com Lynn Margulis


Neste texto é apresentada uma entrevista com a Drª Lynn Margulis sobre a sua teoria da evolução simbiogénica – é de notar que a zoóloga e geneticista é responsável pela Teoria Endossimbiótica.

Afirma que o principal mecanismo da evolução não é a mutação, mas a simbiogénese, em que novas espécies surgem através da relação simbiótica entre dois ou mais tipos de organismos. Como isso funciona?


Todos os organismos visíveis são produtos de simbiogénese, sem exceção. As bactérias são a unidade … Simbiogénese reconhece que cada forma visível de vida é uma combinação ou uma comunidade de bactérias.

(…) Os órgãos dos sentidos dos vertebrados têm cílios modificados: As hastes e células cone do olho têm cílios, e o órgão de equilíbrio no ouvido interno é forrado com cílios sensoriais. Você inclina a cabeça para um lado e carbonato de cálcio no seu ouvido interno atinge os cílios. Isto é conhecido desde pouco depois da microscopia electrónica surgir em 1963. Cílios sensoriais não vieram de mutações aleatórias. Eles vieram através da aquisição de um genoma inteiro de uma bactéria simbiótica que já podia sentir a luz ou movimento.

 

(…)

 

Esse tipo de parceria (simbiose) dirige modificações evolutivas importantes?

 

A Evolução ocorre em grandes transições. (…) Acredito em genomas adquiridos (remetendo-nos para a sua obre “Acquired Genomes”).

 

Pode dar um exemplo de simbiogénese?

 

Observe a capa da revista “Plant Physiology”. Trata-se de uma lesma. Não tem ancestrais fotossintéticos. Esta alimenta-se de algas e incorpora cloroplastos, sendo capaz de realizar fotossíntese. Ou observe uma vaca. (…) Não é capaz de digerir ervas e necessita de organismos simbióticos para a digestão.  
 

Mas a parceria simbiótica é tão estável, como pode provocar alterações evolutivas?

 

A simbiose é um fenómeno ecológico em que um tipo de organismo vive em contacto físico com outro. Simbiose a longo prazo leva a novas estruturas intracelulares, novos órgãos e sistemas e nova espécie quando um ser incorpora outro que é apto em algo.

 

Referências:

 

“Discover Interview: Lynn Margulis Says She's Not Controversial, She's Right”, Disponível em: http://discovermagazine.com/2011/apr/16-interview-lynn-margulis-not-controversial-right/

 

Sem comentários:

Enviar um comentário