terça-feira, 26 de março de 2013

Evolução de proteínas II


Há algum tempo descobri ao vaguear pelo pubmed um artigo interessante sobre evolução de proteínas (1).
No estudo sequenciaram-se genes parálogos e ortólogos em peixes cartilagíneos e foram reconstruídas proteínas ancestrais, o que permitiu analisar as modificações que ocorreram ao longo do tempo, incluindo a divergência sequencial. As proteínas em estudo são receptores de hormonas glicocoricoides (GR) e mineralocorticoides (MR), proteínas que surgiram por duplicação de genética há aproximadamente 450 milhões de anos. Obviamente as proteínas divergiram e passaram a desempenhar funções diferentes na fisiologia animal.  
As MR são activadas pela ligação á aldosterona, desoxicorticosterona e cortisol. As GR são activadas por quantidades elevadas de cortisol. Os investigadores reconstruíram o precursor destes, AncCR, que seria semelhante ao MR (várias hormonas em baixas concentrações). Aqui está a filogenia:

  

É giro não é? Mas eu também encontrei um artigo de PZ Myers no seu blog Pharyngula (2) sobre este estudo (onde se pode ler uma descrição mais detalhada). E aí fiquei a saber que 2 criacionistas (Gauger e Axe) também tinham investigado a evolução de proteínas, comparando 2 proteínas actuais e dizendo que uma não pode ter evoluído para a outra. O pior é que isso não é uma hipótese alguma vez proposta por um biólogo que estude a evolução. Elas são “primas”, nenhuma descende da outra e de facto essa transição nunca ocorreu, portanto não interessa. Talvez por isso os criacionistas não tenham submetido o artigo a revisão de pares.  

Referências:
1.      Carroll SM, Ortlund EA, Thornton JW (2011) Mechanisms for the evolution of a derived function in the ancestral glucocorticoid receptor. PLoS Genet.7(6):e1002117. Epub 2011 Jun 16 (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3116920/)

Sem comentários:

Enviar um comentário