terça-feira, 9 de julho de 2013

Artigos científicos credíveis que apoiam o design inteligente são raros na literatura científica (ou talvez inexistentes)



Resolvi pesquisar por artigos científicos, publicados em revistas científicas, passando por revisão de pares rigorosa e imparcial, que indubitavelmente apoiam a “teoria” do design inteligente da vida.
O sítio melhor para começar é a lista do Discovery Institute intitulada “Scientific Publications Supportive of Intelligent Design Published in Peer-Reviewed Scientific Journals, Conference Proceedings, or Academic Anthologies” que aparece neste endereço: 
http://www.discovery.org/a/2640. Inicialmente excluí artigos publicados nas revistas geridas por criacionistas devido ao problema da imparcialidade e da rigorosidade das revisões (Bio-Complexity e International Journal of Design & Nature and Ecodynamics), bem como livros de divulgação, um vez que estes não têm o mesmo nível de revisão por pares que tem um artigo. De seguida avancei para os restantes candidatos dessa lista. Entre as dezenas de artigos listados, apenas 9 (salvo erro na contagem) possivelmente correspondem ao que indiquei no início e apoiam inequivocamente o design inteligente. Dos artigos científicos listados recomendo a leitura dos seguintes: Michael J. Behe, “Experimental Evolution, Loss-of-Function Mutations, and ‘The First Rule of Adaptive Evolution,’” The Quarterly Review of Biology, Vol. 85(4): 1-27 (December 2010), que é bastante informativo e este: Douglas D. Axe, “Extreme Functional Sensitivity to Conservative Amino Acid Changes on Enzyme Exteriors,” Journal of Molecular Biology, Vol. 301:585-595 (2000), que é bastante interessante. Nenhum destes artigos apoia o design inteligente (nem os resultados do último apontam para essa hipótese).
Achei o resto dos artigos científicos muito mal conseguidos (mesmo os que não apoiam o design inteligente), daí eu afirmar (no título) a minha dúvida quanto ao facto de não existir nada como aquilo que eu tentei descobrir, pois os artigos eram tão maus (principalmente os que apoiavam o design inteligente) que duvido que a revisão de pares tenha sido rigorosa e imparcial.


Para mais detalhes sobre a minha análise superficial e para hipeligações e endereços para os artigos, revisões críticas dos artigos e comentários feitos por outros cientistas, deve ser consultado este anexo: Anexo do texto “Artigos científicos credíveis que apoiam o design inteligente são raros na literatura científica (ou talvez inexistentes)”
.

Sem comentários:

Enviar um comentário