terça-feira, 17 de setembro de 2013

De volta ao Tiktaalik

O Tiktaalik (descoberto em 2004 no Canadá) é um fóssil de transição (peixes-tetrápodes) e só existe uma espécie desse género: Tiktaalik roseae. Embora possa não ser ancestral directo, demonstra que uma vez existiram intermediários entre tipos muito diferentes de vertebrados. A mistura de características de paixes e tetrápodes encontrada no Tiktaalik inclui as seguintes características:

- brânquias dos peixes
- escamas de peixe
- barbatanas dos peixes
- ossos dos membros meio de tetrápodes e articulações, incluindo a articulação do punho e radiantes e barbatanas, como nos peixes
- a região da orelha meia-tetrápode, meio-peixe
- costelas como nos tetrápodes
- pescoço móvel
- pulmões como nos tetrápodes

Pegadas de tetrápodes foram encontradas na Polónia e a descoberta relatada na revista Nature em Janeiro de 2010. Estas foram "seguramente datadas", tendo sido confirmado que são mais antigas que Tiktaalik. Se este é um registo verdadeiro de tetrápode, Tiktaalik é uma "relíquia que sobreviveu até tarde" em vez da forma de transição original. Uma interpretação alternativa é que as pegadas foram feitas por peixes que andavam.
Ainda que as pegadas sejam feitas por tetrápodes (o que não pode ser tido como facto), o Tiktaalik continua a poder ser considerado um fóssil de transição, sendo um animal com características intermediárias, que demonstra que de facto houve uma transição. (1)

Os criacionistas têm andado pela internet a pregar mentiras a respeito do status do Tiktaalik, tentando apoiar-se nessas tais pegadas, mas a realidade é que este continua a ser uma evidência da evolução, enquanto fóssil de transição, berrem eles o que berrarem, chorem eles o que chorarem. O Mats é um desses criacionistas (2). Ele (e outros criacionistas) tem que aprender de vez o que é um fóssil de transição, pois assim talvez deixe de fazer figuras de urso – e eu já lho disse, só que ele optou por ignorar os meus conselhos e críticas. Provavelmente sente-se rebaixado. Coitado do Mats. Além disso é possível que tenha lido o que eu tenho escrito sobre ele aqui no blog e deve estar mesmo furioso. E deve de facto sentir-se um tanto rebaixado. Eu percebo que às vezes pode ser difícil aceitar a realidade sobre si mesmo, as suas acções e atitudes e as ideias que defende, mas essas coisas precisam de ser ultrapassadas… Bem daqui a pouco mudo a minha licenciatura em curso para psicologia e abro um consultório. Talvez assim os criacionistas procurem os meus conselhos e me façam rica – até porque para criacionistas cada consulta seria mais cara, pela paciência redobrada que seria necessária.  
O conceito de fóssil de transição é fácil, tanto que se aprende no secundário e em qualquer site de divulgação científica dirigido ao público leigo (como o do NCSE) ou até mesmo na Wikipédia. Não é assim tão difícil estar informado sobre o assunto; só para os idiotas dos criacionistas é que parece ser inatingível.


Refs.:

1. «Tiktaalik», Wikipédia (http://en.wikipedia.org/wiki/Tiktaalik)


Sem comentários:

Enviar um comentário