segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Evolução guiada? Ou um deus imitador de partículas?

Alguns criacionistas acreditam que a evolução (aqui, apenas significa mudança ao longo do tempo) dos seres vivos tem sido guiada por deus (directamente), embora actuem também os mecanismos evolutivos conhecidos pela ciência – isto é o que se pode designar por criacionismo progressivo. Um exemplo de alguém que defende este ponto de vista é o filósofo cristão William Lane Craig.
Um dos problemas com a posição acima referida é o facto do termo “evolução” aqui empregue não ir de encontro àquilo que os cientistas entendem como evolução. Outro problema (muito mais grave) é que, tanto quanto sabemos, os mecanismos conhecidos a nível populacional e molecular são suficientes para explicar o que observamos nos seres vivos e no registo fóssil. Se os mecanismos naturais chegam para explicar as observações, deve-se escolher a hipótese sem deus, pois este é desnecessário. Se a ideia é dizer que deus imita os processos naturais, mas quer que acreditemos nele – ou então vamos para o inferno, isso é uma contradição e essa posição não deve ser levada a sério, também porque foge a qualquer tipo de teste a que possam querer submeter a hipótese proposta. É a mesma coisa que dizer que é deus que faz com que pareça que existem partículas virtuais, porque imita muito bem o efeito de Casimir* (só para ilustrar o ridículo de tudo isto). Talvez seja um teste de fé - estranho para quem deseja com muita, muita força que acreditem nele. Os seres humanos têm que ter fé num deus imitador de partículas e não nas partículas em si, ou então vai tudo para o inferno servir de ventoinha ao diabo. Agora substituam partículas por mecanismos evolutivos (que são observados a ocorrer actualmente) e, então, têm uma breve descrição daquilo em que muitos criacionistas acreditam. 


*Nota: Duas placas carregadas afectam fotões virtuais e geraram uma força – ou uma atracção ou uma repulsão, dependendo do arranjo específico das duas placas (The Force of Empty Space, Physical Review Focus, December 3, 1998).  

Sem comentários:

Enviar um comentário