sábado, 17 de novembro de 2012

Evolução: Lenski e o vírus Bacteriófago Lambda


Segundo Richard Lenski (et al), os processos responsáveis pela evolução de inovações-chave que expandem oportunidades ecológicas permanecem pouco compreendidos. Lenski e a sua equipa examinaram o modo como um vírus, bacteriófago lambda evoluiu para infectar o seu hospedeiro, E. coli. A selecção natural promoveu a fixação de mutações na proteína de reconhecimento J, o que contribuiu para que se desenvolvesse infecção através de um novo receptor, OmpF (por mutações), após a evolução da expressão reduzida do receptor LambB. Este estudo demonstrou que as interações proteína-proteína podem evoluir incrementalmente.

Comentário: Em 2007, Michael Behe publicou outro livro, “The Edge of Evolution”, a defender o criacionismo (versão design inteligente) dos horríveis evolucionistas ateus. A base do seu argumento é o facto da probabilidade de certos conjuntos de mutações necessários para conferir determinada vantagem aparecerem completos ser próxima de zero, sendo então requerido um designer inteligente (leia-se deus). Lindo… o mesmo argumento da ignorância de sempre.

Neste caso é demonstrada a capacidade de acumulação de mutações, produzindo uma mudança na função, cuja probabilidade de surgirem em simultâneo é virtualmente zero – o que contraria o pressuposto infundado do argumento da ignorância do criacionista Michael Behe.

Mas os criacionistas nunca mudam de opinião – esta é imutável como as crenças religiosas das quais deriva. O melhor argumento contra a evolução que um criacionista pode utilizar é a sua própria existência: Como é que uma ideia tão estúpida pode aguentar-se praticamente sem modificação durante tanto tempo, numa sociedade cuja vivência requer inteligência? Nestes termos, eu questiono se será apenas um efeito ‘colateral’ da evolução do nosso cérebro ou se de facto tem alguma vantagem significativa para a sobrevivência.


Referências:


Ref.: Science 27 January 2012: Vol. 335 no. 6067 pp. 428-432, DOI: 10.1126/science.1214449, “Repeatability and Contingency in the Evolution of a Key Innovation in Phage Lambda”, Justin R. Meyer,  Richard E. Lenski (et al).



Sem comentários:

Enviar um comentário