segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O ateísmo e a teoria da evolução


Esta relação é um pouco complicada. Muitos ateus e agnósticos foram influenciados pela teoria da evolução (Charles Darwin, Richard Dawkins) (1), mas outros (e eu própria estou nessa categoria) desenvolveram interesse pelas origens, incluindo pela teoria da evolução, pois, não se agarrando ao sobrenatural, necessitaram de uma explicação científica satisfatória. Há ainda uma relação entre ciência e ateísmo, pois a maioria dos cientistas são ateus ou agnósticos, tendência esta que se verifica desde 1914 e tem vindo a acentuar-se – apenas 5,5 % na área das ciências biológicas e 7,5% na área das ciências físicas acreditavam em deus, sendo os restantes ateus (maioritariamente) e agnósticos (2).

Na realidade pode-se dizer que existe uma tendência das pessoas mais esclarecidas em termos científicos para serem ateias, mas não me parece que a causa para serem ateias provenha sempre desse esclarecimento – embora seja esta a causa normalmente apontada, mas que apenas as pessoas que são ateias (ou com tendências ateístas) têm também mais tendência para se interessarem pela ciência, incluindo pela teoria da evolução. Talvez por serem menos comodistas em contraste com pessoas religiosas (“deus fez porque está na Bíblia e pronto”) e por isso serem mais curiosas relativamente ao que a ciência tem para ensinar. Não se contentam com um cómodo “deus fez”.

O impacto da teoria da evolução no pensamento científico foi exactamente em direcção ao ateísmo. É claro que esta não refuta a existência de deus, mas refutou a ideia de que deus era a explicação para as origens e, obviamente está de acordo com a versão ateísta de que a natureza pode ser explicada sem deuses, fadas, duendes ou unicórnios azuis. Isto dá sustento á hipótese que afirma que os cientistas são ateus devido ao seu nível de conhecimento. No entanto, penso que esta não se aplica a todos os casos (ou mesmo a uma grande maioria). 

 

Referências:


Entrevista com Richard dawkins – October 21, 2009, Paul Hoffman (http://bigthink.com/ideas/17052)


Leading scientists still reject God – NATURE, VOL 394, 23 JULY 1998 (http://www.stephenjaygould.org/ctrl/news/file002.pdf) *

 
* Nota: as estatísticas apresentadas são de 1998. Podem estar desactualizadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário