quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pressões selectivas, divergência, especiação e o ensino da evolução


Pressões selectivas diferentes (por vezes associadas ao isolamento geográfico) levam á divergência entre populações. Um exemplo disso, são os padrões diferentes de cores em borboletas Heliconius de diferentes espécies espacialmente separadas. A selecção natural leva a que diferentes alelos se fixem. E por vezes pode mesmo levar a que determinadas características seleccionadas levem á especiação (ou esta pode ocorrer devido á deriva genética) (1). Por outro lado, existe também a evolução convergente, com selecção para o mesmo. Se raciocinarmos um pouco, estes factos tornam-se evidentes.

Os criacionistas (alguns) aceitam isto. Seja de pasmar ou não, há pelo menos um criacionista que é professor de ciências e não tem problemas em ensinar coisas como especiação, divergência e selecção natural e mutações (2). Para ele isso não é ensinar teoria da evolução, mas sim biologia e factos comprovados. Ok. Isto é mais estranho do que o evangélico Francis Collins continuar a dizer que acredita em deuses criadores, Adão e Eva e cobras falantes e ainda assim dizer que aceita a teoria da evolução e não considera o D.I. uma proposta válida. Tudo isto que acabei de mencionar é a base da teoria da evolução. Se isto não é ensinar a teoria da evolução, então o que é que significa “ensinar a teoria da evolução”? Pelo que percebi do texto da pessoa em causa é que significa “ensinar transformismo entre taxons”. A ancestralidade comum entre pássaros e répteis é tão comprovada como tudo o resto, e até o LUCA. Isto é uma tentativa infeliz de lidar com descobertas que vão contra as suas crenças religiosas e que não há qualquer razão para serem descartadas. Não há nada como tapar os ouvidos e dizer “Não é teoria da evolução, é biologia”. Parabéns: é aquilo a que os criacionistas chamam “evolucionista” mas ainda não o sabe.  


Referências:

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2702799/ 
  2. http://considereapossibilidade.wordpress.com/2009/11/06/ensinar-ciencias-sem-acreditar-em-darwin-e-possivel/#comment-772

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