sábado, 17 de novembro de 2012

Novidades Evolutivas


Este post é dedicado ás novidades a respeito da(s) teoria(s) da evolução. 3 dos temas são dedicados á compreensão dos processos evolutivos a nível biológico e bioquímico e os 2 últimos são dedicados á aceitação social da teoria da evolução e ao ensino da mesma. 2 dos primeiros 3 temas são abordados de um modo um pouco mais extenso aqui nos textos seguintes.

 

Limites da perfeição celular, por Michael Lynch:
 

Melhorias substanciais na aptidão podem por vezes surgir através do aparecimento de novas características celulares que melhoram a mecanismos pré-estabelecidos. No entanto é esperado que tais avanços frequentemente sejam transitórios, com a aptidão total eventualmente regressando ao nível anterior á incorporação da novidade genética. Como consequência dessas mudanças (genéticas), o aumento da complexidade molecular / celular pode surgir por processos darwinistas, não conferindo aumento na adaptação a longo prazo. 

 Ref.: “Evolutionary layering and the limits to cellular perfection”, Michael Lynch - http://www.pnas.org/content/early/2012/10/30/1216130109.abstract

 

Especialista em Embriologia Propõe Nova Teoria da Origem Animal

 
Os organismos animais e os embriões que os originam apresentam uma variedade de motivos recorrentes "morfológicos", que, na evidência do registo fóssil, apareceram pela primeira vez há mais de meio bilião de anos atrás. Durante o desenvolvimento embrionário dos actuais animais, as células organizam-se em tecidos que não misturam camadas e têm cavidades interiores.

Estes motivos de desenvolvimento são muito semelhantes às formas assumidas pelos materiais não-vivos condensados, quimicamente activos, viscoelásticos quando são organizados por forças físicas relevantes, embora os mecanismos que geram os motivos em embriões vivos são tipicamente mais complexos. Newman propõe que os ancestrais dos animais atuais adquiriram essas formas quando antigos organismos unicelulares começaram a residir em aglomerados multicelulares e processos físicos relevantes para a matéria a esta nova (para a vida celular) escala espacial foram mobilizados.


Ref.: “Developmental Biologist Proposes New Theory of Early Animal Evolution That Challenges Basic Assumption of Evolution”, ScienceDaily (Oct. 11, 2012), disponível em: http://www.sciencedaily.com/releases/2012/10/121011141443.htm 
 

Evolução: Lenski e o vírus Bacteriófago Lambda

Lenski e a sua equipa examinaram o modo como um vírus, bacteriófago lambda evoluiu para infectar o seu hospedeiro, E. coli. A selecção natural promoveu a fixação de mutações na proteína de reconhecimento J, o que contribuiu para que se desenvolvesse infecção através de um novo receptor, OmpF (por mutações), após a evolução da expressão reduzida do receptor LambB.


Ref.: Science 27 January 2012: Vol. 335 no. 6067 pp. 428-432, DOI: 10.1126/science.1214449, “Repeatability and Contingency in the Evolution of a Key Innovation in Phage Lambda”, Justin R. Meyer,  Richard E. Lenski (et al).




 

Evolução Recolocada nos Livros Didácticos da Coreia do Sul


O governo da Coreia do Sul criou uma comissão de 11 membros, liderado pela Academia Coreana de Ciência e Tecnologia (KAST) e incluiu 5 especialistas sobre evolução e fósseis, para supervisionar a revisão de livros didáticos.
Em 5 de setembro, o painel concluiu que o Archaeopteryx deve ser incluído nos livros de ciências Coreanos, e reafirmou que a teoria da evolução é uma parte essencial da ciência moderna, que todos os alunos devem aprender na escola.






A comissão enfatizou que o debate científico em curso sobre se o Archaeopteryx é apenas um exemplo de um dinossauro com penas não põe em causa a teoria da evolução em si. Na verdade, o painel diz que é importante mencionar a existência de muitos fósseis ornitológicos que poderiam ser espécies intermediárias entre dinossauros e aves.

A comissão aceitou a explicação dos livros "da evolução do cavalo era muito simplista e deve ser revisto ou substituído por um exemplo diferente, como a evolução das baleias. O governo apoiou as conclusões, e editores de livros didáticos serão terão que relatar como implementaram as revisões antes dos novos livros serem introduzidos nas escolas em 2013.




Comentário: Mais uma vitória – Evolução: 1 x Criacionismo: 0

 

Teoria da evolução é "mentira vinda do Inferno"

Paul Broun, um congressista republicano e membro da Comissão de Ciência da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nega a teoria da evolução e o ‘Big Bang’.

Candidato no estado da Geórgia à sua reeleição nas eleições de 6 de Novembro, Broun fez o comentário durante um discurso numa igreja batista.

O congressista, que é médico, afirma que "enquanto cientista" descobriu provas de que a Terra não tem mais de nove mil anos e foi criada em seis dias (o pensamento científico dominante acredita que a Terra tem 4,5 mil milhões de anos).

Para Broun as teorias sobre a origem do universo e da evolução das espécies representam "mentiras vindas directamente do Inferno".


 
Comentário: Bem… por mais que se faça os criacionistas serão sempre criacionistas. Não se pode fazer nada quanto a isso. Vou passar a viver isolada num ‘Bunker’ e resignar-me… ou não.
 
 
 

2 comentários:

  1. Sou ateu. Mas, acreditar que nessa baboseira de vida vir do nada é demais, não acredito não é por religião, não acredito é por ser Físico e Matemático. Existe problemas sérios com a probabilidade, e Termodinâmica. Não acreditar em Deus é uma coisa. Acreditar no querem que acreditamos não seria uma religião? Vamos pelo caminho certo. Só isso sem agressões. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. "acreditar que nessa baboseira de vida vir do nada é demais" defina 'nada' e diga-me o que é que isso tem a ver com o texto.

    ResponderEliminar