quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A evolução e a dignidade humana

Um dos problemas da evolução para os criacionistas é que esta, na sua opinião, retira a dignidade ao ser humano. O seu raciocinio é baseado no facto de, ao sermos o resultado de processos "irracionais" (nas palavras do Jónatas Machado), ou seja de processos naturais e não da vontade de um deus inventado, não temos dignidade, pois não teríamos sido criados á imagem e semelhança de deus (ao contrário de tudo o resto). Isto é uma falácia genética. A teoria da evolução explica como surgiu o ser humano, mas em nada lhe tira a dignidade. Continuamos a ser únicos neste planeta pelas nossas capacidades e nada altera isso - não é o facto de não sermos criados por deus (directamente ou indirectamente) está incluído.
Talvez este mal entendido seja um dos principais motivos que leva a tanta aversão á ciência por parte dos criacionistas. A teoria da evolução baixa-lhes a auto-estima.
Além de tudo isto, se a evolução for verdade e aquela treta dos pecados de Adão e Eva não for, não é necessário ser cristão (ninguém precisa de ser "salvo"), mesmo que exista um deus que deu o "primeiro empurrão" ao Universo.

Sem comentários:

Enviar um comentário