segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Multiverso: há sempre uma alternativa ao criacionismo


Multiverso: há sempre uma alternativa ao criacionismo

 

Defensores do criacionismo do design inteligente ocasionalmente propõem argumentos fora do ramo da biologia, sendo de notar o argumento baseado no conceito das "constantes universais bem afinadas", que tornam possíveis a existência de vida, e portanto alegando que as constantes não devem ser solenemente atribuídas a processos naturais. Mas a ciência tem uma resposta: o universo está bem afinado para a morte e não para a vida e, alem disso, existe a possibilidade de um enorme número de universos em que as leis são diferentes para cada um deles e no nosso, elas ficaram “certas” para que houvesse vida numa pequena parte do universo. Dawkins, Hawking e Krauss são adeptos desta hipótese (1, 2). Para mim, as coisas existem, há algumas teorias bastante boas para explicar a sua existência e as suas características e pronto. Não são necessários deuses, fadas madrinhas, monstros de esparguete ou coelhinhos da Páscoa. 

O título do texto serve para ilustrar que a ciência proporciona sempre uma alternativa viável para quem não acredita num deus criador. Dawkins afirmou ser possível ser um ateu intelectualmente realizado devido á teoria da evolução de Charles Darwin , embora o ateísmo não fosse de descartar em termos lógicos (3). Na realidade, todas as áreas da ciência têm produzido resultados nesse sentido. Antes de certos avanços científicos terem sido conseguidos não existiam teorias naturalistas satisfatórias para as origens.

Agora, imaginemos que estamos no século XVI e que o pensamento criacionista (bíblico) é a visão dominante. Quais são as evidências desta hipótese e qual o seu embasamento científico? Nada – um livro escrito por camponeses da Idade do Bronze não conta. Se os ateus não tinham onde se agarrar, os criacionistas também não. Mas graças a Darwin (e outros), a situação do ateísmo melhorou, enquanto que a do criacionismo e da religião em si piorou.  

 

Referências:


1. Dawkins, Richard, 2006, The God Delusion 


 

3. Dawkins, Richard, 1986. The Blind Watchmaker. New York: Norton. (http://en.wikiquote.org/wiki/Richard_Dawkins)

Sem comentários:

Enviar um comentário