quarta-feira, 19 de setembro de 2012

As Bactérias de Lenski: Evolução e Especiação


Um estudo de Richard Lenski mostrou evolução e especiação de bactérias no laboratório. Bacterias E. coli  foram expostas a um ambiente rico em citrato e baixo noutras fontes de energia. Por mais de 30 mil gerações, nenhum deles evoluiu a capacidade de utilizar o citrato. Uma população eventualmente evoluiu, verificando-se a utilização do citrato, passando por uma fase intermédia, o que aponta para que tenha ocorrido mais do que uma mutação e que as mutações tenham ocorrido em momentos muito distintos e que tenham sofrido pressões selectivas em momentos distintos, de acordo com a função verificada. Todos os outros permaneceram incapazes desse metabolismo, após mais de 40 mil gerações.

É de notar que a impossibilidade de utilizar citrato como fonte de energia em condições oxic (presença de oxigénio) tem sido uma característica que define a espécie E. Coli.

 
Referencias:

 

Zachary D. Blount, Christina Z. Borland, Richard E. Lenski (2008) "contingência histórica e da evolução de uma inovação fundamental em uma população experimental de Escherichia coli" Proc. Nat. Nat. Acad. Acad. Sci. 105(23):7899-7906 Sei. 105 (23) :7899-7906

Sem comentários:

Enviar um comentário