sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Evolução: Recente Divergencia e Especiação do Salmão



Um estudo demonstra uma divergência ecológica muito recente no pacífico Norte. Esta divergência é extremamente recente (~ 500 anos, 100 gerações), entre populações com proximidade geográfica (~ 1500 m), e ocorreu apesar da migração.
É possível que as taxas de mutação reais dos marcadores microssatélites utilizados nesta análise tenham sido diferentes da estimativa. Essa diferença iria proporcionalmente mudar os parâmetros demográficos convertidos: tempo desde o início divergência, NE, data média de migração, bem como a taxa de migração serão todos afetados pela taxa de mutação. No entanto, a relação entre o tempo de divergência e tempo médio de migração mudaria de forma semelhante, fazendo este relacionamento entre eles independente da taxa de mutação. A estimativa para o número efetivo de migrantes também é independente da taxa de mutação.

O padrão observado de divergência na altura do corpo e o tamanho do ovo, em conjunto com uma base hereditária para essas características estabelecidas em espécies estreitamente relacionadas, e a resposta plástica esperada do tamanho do ovo na direcção oposta da diferença medida, sugere algum elemento de divergência genética nestas características. No entanto, o grau relativamente pequeno de divergência observado em relação a estes traços de outros estudos pode refletir fenótipos relativamente semelhantes ideais para os dois ambientes em questão, pode resultar da divergência relativamente recente dessas populações, e refletir que eles ainda não atingiram os fenótipos que seria ideal para habitats de procriação. A selecção neste caso, para esta característica pode ser relativamente fraca.

Neste caso observa-se divergência genética, mutações passíveis de fixação, selecção natural e plasticidade fenotípica. Estes elementos são fundamentais no processo de evolução.

Este caso ilustra que todos os elementos (mutações, etc) são passíveis de ocorrer naturalmente.
Para os criacionistas que não sabem, há 500 anos o homem já não era semelhante a um macaco e se algum fenómeno sobrenatural observável ocorresse seria reportado. Não há duendes minúsculos a mexer nas moléculas de DNA nem nas proteínas. Aprendam a lidar com isso.

Nota: Trata-se de divergencia, que eventualmente poderá levar á especiação.
 

Referencias:

Evolution. 2010 June; 64(6): 1773–1783.

doi: 10.1111/j.1558-5646.2009.00927.x

PMCID: PMC2901516

RECENT ECOLOGICAL DIVERGENCE DESPITE MIGRATION IN SOCKEYE SALMON (ONCORHYNCHUS NERKA)


Scott A Pavey, Jennifer L Nielsen, and Troy R Hamon

Sem comentários:

Enviar um comentário