sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mecanismos de Transferência Horizontal em Procariontes



Existem vários mecanismos de transferência em procariontes que contribuem para a sua evolução genética. Aqui estão alguns:

 

Transformação, a alteração genética de uma célula que resulta da absorção de introdução e expressão de material genético estranho (DNA ou RNA). Este processo é relativamente comum em bactérias, mas nem tanto em eucariontes. Este processo é frequentemente usado em laboratórios para inserir novos genes em bactérias para fins experimentais ou para aplicações industriais ou médica.
Transdução, o processo em que o DNA bacteriano é movido a partir de uma bactéria para outra por um vírus (um bacteriófago ou fago).
Conjugação bacteriana, um processo em que uma célula bacteriana transfere material genético para outra célula através de contacto célula-a-célula.
Agentes de transferência de genes, que são elementos virais codificadas pelo hospedeiro, que são encontrados nos Rhodobacterales (ordem Alphaproteobacteria).

 Os fenómenos de transferência horizontal provocaram alterações significativas á árvore de Darwin:
 
 
 
 

 
Darwin não estava errado, apenas impreciso e não dispunha dos mesmos dados de que actualmente se dispõe. No entanto a expressão ‘Darwin estava errado’ (‘Darwin was wrong’, em inglês) é a preferida dos criacionistas – mentiras e mais mentiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário