quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Evolução: dinossauros com penas e a birrinha dos criacionistas



Na China foi encontrado mais um dinossauro com penas, o deinonychosauro (teropode) Eosinopteryx*, que viveu há cerca de 140 milhões de anos (1). Tinha poucas penas, garras, cauda óssea e era um bom corredor, que provavelmente não voaria (devido ás asas serem muito curtas e características estruturais esqueléticas e musculares). Este foi classificado como um dinossauro, mas de facto partilha características com as aves (2). É um óptimo exemplar com características intermédias.


Fóssil do Eosinopteryx – notam-se as penas, as garras e a cauda.

O criacionista Ken Ham já fez birrinha como uma menina da escola primária e disse que era um pássaro (3), mas outros criacionistas um dia vão dizer que é um dinossauro e nem vão conseguir chegar a um consenso.
 
* Nota: O Archaeopteryx pode não ser incluído no grupo das aves, mas sim na base do grupo dos deinonychosauros, mas estes e as aves são grupos “irmãos”, logo as espécies basais seriam idênticas.  

 
Referências:

1. http://www.bbc.co.uk/news/uk-england-hampshire-21181611

2. Godefroit P, Demuynck H, Dyke G, Hu D, Escuillie F, Claeys P (2013) Reduced plumage and flight ability of a new Jurassic paravian theropod from China. Nature Communications 4, 1394. doi: 10.1038/ncomms2389 (http://www.nature.com/ncomms/journal/v4/n1/full/ncomms2389.html e http://www.nature.com/ncomms/journal/v4/n1/extref/ncomms2389-s1.pdf)



Sem comentários:

Enviar um comentário