quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Evolucionismo Teísta


Existe uma terceira posição para além dos adeptos da teoria da evolução (sem deus á mistura) e dos criacionistas (da Terra jovem, da Terra velha e progressistas): os auto-designados evolucionistas teístas. Estes acreditam que deus inventou o processo evolutivo. Alguns acreditam que interveio directamente no processo e outros que fez um universo em que já sabia que a evolução iria ocorrer. Os primeiros estão bastante próximos da posição criacionista. Tal como os criacionistas, estão errados. Temos uma hipótese: um mecanismo natural que funciona bem para explicar determinada observação. Temos outra hipótese: um mecanismo natural que funciona bem + intervenção divina. É claro que a ultima parte da segunda hipótese não está lá a fazer nada. Se não faz nada, o melhor é ir para o lixo. Ficamos com a primeira hipótese. E se esta não chegar para explicar tudo, outras hipóteses possíveis serão testadas e comparadas para completar a explicação, porque no caso da evolução seria sempre evolução + qualquer coisa. Uma das hipóteses levantadas, conhecendo como conheço o viés bíblico, seria certamente deus. Mas deus não explica nada e, por experiência, “Deus fez” seria apenas sinónimo de “Não sei”. Mais uma vez essa hipótese não iria servir para nada e iria (outra vez) para o lixo.

Deus é completamente inútil como explicação, por isso mesmo aos olhos da ciência já está no caixote do lixo há muito tempo, facto que deístas e teístas negam a pés juntos.           

4 comentários:

  1. Um verdadeiro cientista não usa seu tempo se perguntando se houve ou não um criador. Ele direciona seus esforços para explicar a natureza a partir de leis naturais gerais. Ponto final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. O criador já está no lixo (há muito tempo).

      Eliminar
    3. Á procura do criador só se for no caixote do lixo das hipóteses descartadas.

      Eliminar