terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Evolução: domesticação de cães


A domesticação de cães sempre foi usada para explicar o modo como a selecção natural funciona, em analogia á selecção artificial. Os cães são considerados como pertencendo a uma subespécie de lobo (Canis lupus familiaris), embora algumas raças tenham incompatibilidades reprodutivas com os lobos.

Os investigadores Erik Axelsson (Universidade de Uppsala, Suécia) e colegas apresentam evidências, através de novas análises genéticas, que sugerem que os lobos foram domesticados aquando do advento da agricultura e fixação humanas. Os cientistas sequenciaram o DNA de 12 lobos e 60 cães para encontrar secções que evoluíram sob pressão selectiva. Encontraram diferenças nos genes relacionados com o desenvolvimento do sistema nervoso central, potencialmente relacionados com alterações comportamentais, permitindo aos cães modernos relacionar-se melhor com os humanos. Além disso, eles descobriram que mutações em genes importantes para o metabolismo do amido ajudaram os cães modernos a adaptar-se a uma dieta de amido em oposição a uma dieta como a dos lobos carnívoros. No ensino básico era ensinado que os cães eram carnívoros como os lobos. No entanto, estes comiam massa, arroz, sopa, batata, entre outras coisas – mais uma vez a evolução explica as observações.

 

Referências:

Axelsson E, Ratnakumar A, Arendt M, Maqbool K, Webster MT, Perloski M, Liberg O, Arnemo JM, Hedhammar A, Lindblad-Toh K. The genomic signature of dog domestication reveals adaptation to a starch-rich diet. Nature (2013). doi:10.1038/nature11837 (http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature11837.html)

Sem comentários:

Enviar um comentário