sábado, 1 de dezembro de 2012

Ateísmo vs Agnosticismo

Já há algum tempo que tenho pensado relativamente ao agnosticismo e ao ateísmo. Por não acreditar em deus por falta de razões para tal e por reconhecer que o conhecimento humano é limitado sempre me auto-defini como agnóstica (embora para mim fosse tão plausível que deus existisse como duendes, fadas e unicórnios), no entanto comecei a duvidar de que este termo fosse aplicável á minha pessoa, pelo menos no estado actual das coisas - talvez ateia fosse mais correcto.

Por gozo fiz um teste na internet sobre este assunto. É claro que não é um teste na internet que me vai dizer se sou ateia ou não. No entanto contribuiu para "desempatar" a situação (devido ás diferenças percentuais acentuadas). A minha previsão do resultado quando terminei foi "Agnóstico". Os resultados é que estiveram um bocado longe dessa previsão:

 
Atheism / Secular Humanism (100%)

 

Naturalistic Pantheism (79%)

 

Agnosticism (66%)

 

Idealist Pantheism (62%)

 

Deism (58%)

 

Dualist Pantheism (54%)

 

Panentheism (50%)

 

Regular Monotheism (50%)

 

Literal Paganism / New Age / Animism (29%)

http://www.selectsmart.com/plus/select.php?url=pantheists

Ok. Descobri que sou ateia.



Sem comentários:

Enviar um comentário