quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ensino do criacionismo: manter as crianças na ignorância


O problema do ensino do criacionismo abrange o domínio do "conforto". É mais confortável se o que se aprende na escola não esteja contra aquilo em que se acredita. É claro que os criacionistas também recorreriam logo á falácia do apelo á autoridade ("o professor X disse...").

O criacionismo, pode ser ensinado nas aulas de religião e moral, mas têm que ensinar o mito da criação cristão em conjunto com outros mitos da criação, como o mito que é. Como cá em Portugal o ensino da religião e moral é restrito ao catolicismo, não se deve ensinar o criacionismo como uma opção válida, privilegiando este sobre os outros mitos e tendo em conta que a primeira menção á evolução humana aparece no 7º ano (bem como a primeira menção á origem da vida), enquanto que as aulas de religião e moral são leccionadas desde o 5º ano, mantendo as crianças cujos pais são criacionistas (ou simplesmente não se importam) no engano e na ignorância.   

Conclusão e moral da história: o criacionismo não é apropriado para crianças. É mais importante o conhecimento do que o conforto, no que respeita a este tópico. Os filhos de criacionistas devem poder escolher por eles mesmos em vez de serem endoutrinados quer em casa, quer na Igreja ou na escola. As crianças podem e devem aprender sobre religião (conhecer é sempre bom), no entanto não devem ser manipulados mentalmente para acreditarem nos mesmos mitos em que os pais acreditam ou em que a maioria acredita (como o criacionismo, mesmo o criacionismo “leve”, versão católica), só porque sim.

Sem comentários:

Enviar um comentário