quinta-feira, 4 de julho de 2013

Evolução e números primos


O género Magicicada é constituído por espécies que durante especificamente 13 ou 17 anos (números primos) desenvolvem-se no solo, passando por 5 etapas de desenvolvimento larvar e alimentam-se de fluidos de raízes durante esse período. Estes insectos são designados em linguagem corrente por cigarras. Após o período de desenvolvimento, as cigarras acasalam (e cantam) durante apenas algumas semanas. As Fêmeas põem os ovos e de seguida os progenitores morrem. Os ovos eclodem para substituir a geração anterior.
Uma explicação evolutiva com pouco detalhe é que os períodos em torno dos números primos são devidos ao facto disso limitar a oportunidade dos predadores de sincronizarem com as cigarras (1). Os cientistas procuraram uma resposta para o facto dos períodos serem exactamente de 13 ou 17 anos (2). Os investigadores Koenig e Liebhold analisaram 45 anos de dados da “North America Breeding Bird Survey” e verificaram que a população de pássaros, que se alimentam de insectos, tende a decrescer durante os anos em que estas emergem. Uma boa explicação para todas estas observações é que de acordo com o ciclo das cigarras ocorram alterações na floresta a longo termo que provoquem a diminuição do número de pássaros ao fim de 13 ou 17 anos, como por exemplo a grande quantidade de insectos mortos que pode fertilizar o solo, levando ao crescimento de mais vegetação, o que pode a longo termo ser prejudicial aos pássaros. São necessários mais estudos relativamente ao assunto.
Diferentes espécies desenvolveram diferentes ciclos de 17 ou de 13 anos. Os 3 grupos de espécies existentes experienciaram pelo menos um episódio de divergência em ciclo de vida desde a última era glaciar. A hipótese levantada por alguns cientistas (3) é que, apesar de origens independentes, os 3 grupos de espécies alcançaram as suas distribuições coincidentes actuais porque a sincronização do ciclo de vida de congéneres invasores para a população residente permitiu escapara aos predadores. As divergências no ciclo de vida repetidas, suportadas pelos dados, sugerem uma base genética comum para os 2 ciclos de vida nos 3 grupos de espécies. 
É assim que se faz: primeiro investiga-se e depois tiram-se conclusões (e não o contrário). E se for necessário ainda mais esclarecimento sobre o assunto, continuam-se os estudos (como espero que seja o caso).  

Referências:


Sem comentários:

Enviar um comentário