quinta-feira, 4 de julho de 2013

Evolução e sequências Fibonacci

O girassol (Helianthus annuus) é uma inflorescência, ou seja, é constituído por mais do que uma flor, mas funciona como um todo e parece que é apenas uma. É constituído por flores estéreis na parte mais exterior e no interior por flores hermafroditas. Estas últimas desenvolvem-se de baixo para cima, organizadas de acordo com a famosa sequência Fibonacci. Em termos selectivos, um cenário possível é que este padrão permite conter muitas flores em menos espaço (a organização mais eficiente) (1), o que pode trazer obviamente alguma vantagem selectiva, contribuindo para aumentar o sucesso reprodutivo.
Ao nível dos genes envolvidos na evolução do padrão do girassol, o gene HaCYC2c, do tipo CYC (classe TCP de factores de transcrição) é importante no desenvolvimento da simetria floral. A perda de função desse gene vai também permitir que as flores estéreis passem a hermafroditas (2, 3). Como nos animais, os genes envolvidos em mudanças na simetria e planos corporais são factores de transcrição envolvidos no desenvolvimento.

Isto é péssimo para os criacionistas que pensam que o fenómeno das sequências Fibonacci é devido á vontade do seu deus particular.  

Referências:

1.     Introduction to landscape design - Google Books. Motloch, John L (2000-08-25). 

Sem comentários:

Enviar um comentário