domingo, 17 de fevereiro de 2013

Deus é desnecessário


Ao longo da história os cientistas têm procurado explicar o mundo em que vivemos e a nossa própria existência. Antes de Darwin já existiam outras hipóteses evolutivas (por exemplo, a proposta por Lamarck), no entanto estas careciam de evidências e não eram capazes de oferecer uma explicação satisfatória. É claro que o criacionismo (versão apresentada no contexto da teologia natural, com argumentos semelhantes aos criacionistas do D. I. de hoje) também não. Mas a sociedade, bem como a comunidade científica estava muito apegada á associação de certas observações aos relatos bíblicos por uma questão cultural. Darwin, embora essa controvérsia não tenha ficado resolvida no meio científico com a sua teoria, aplanou o caminho para a concepção de uma explicação natural satisfatória. Hoje temos uma explicação para o facto dos seres vivos serem como são, que é a evolução por selecção natural, em conjunto com outros elementos, como a simbiose. 

Uma coisa semelhante passou-se com as doenças. Antigamente pensavam que estas eram devidas a deuses /espíritos maus/demónios, então os cientistas começaram a formular varias hipóteses e a testá-las até chegarem ás bactérias, vírus, parasitas, etc. E hoje já não há ninguém a acreditar que as doenças foram directa ou indirectamente causadas por deuses ou outros seres sobrenaturais.

De facto, a ciência tem demonstrado que não necessitamos de deus(es) para explicar coisas. Uma pessoa pode acreditar em deus, mas só se for um deus que não faz/ não precisa de fazer nada ou então um que faz tudo para se esconder e é ótimo naquilo que faz. Não há qualquer evidência contra ou a favor para um deus destes (como é óbvio), mas é o único que as pessoas podem encaixar num universo/multiverso como este.    

3 comentários:

  1. Deus é desnecessário e, dependendo da situação, até perigoso, já que existem pessoas que deixam de lado tratamentos abalizados pela ciência para tentar curas milagrosas através de superstições. Fora os ignorantes que são extorquidos por "líderes espirituais".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "pessoas que deixam de lado tratamentos abalizados pela ciência para tentar curas milagrosas" E andam por aí a pegar as doenças ao pessoal enquanto não se curam.

      Eliminar
    2. E mais: os Jeovás nem certos tratamentos podem fazer por causa da religião (penso que transplante é um deles)

      Eliminar