quarta-feira, 3 de julho de 2013

Evolucionismo Teísta: a adaptação do cristianismo á ciência moderna

Os cristãos (sobretudo os católicos) têm tentado adaptar o relato de Génesis sobre as origens (de onde provém o criacionismo) ao consenso científico como, por exemplo, a evolução (tanto o facto, como a teoria) e a idade da Terra de 4,5 biliões de anos, afirmando que o relato da criação divina de Adão e Eva é uma metáfora que apenas transmite o acto de deus ter criado o universo (e previsto a origem e evolução da vida na Terra). Mas não faria mais sentido se deus revelasse ao Homem o modo como a criação ocorreu para não haver confusões? Claro que sim. Além disso não me parece que o conto tenha sido escrito como metáfora, mas sim como um conto etiológico, provavelmente para explicar as origens ás crianças de um modo simples e á luz do conhecimento da época sobre o assunto (que não existia). As pessoas podem interpretá-lo como quiserem. O que acontece é que interpretá-lo como uma metáfora não faz sentido, pois só daria origem a confusões, o que não é próprio de um deus benevolente, omnisciente, omnipotente, etc. Faria mais sentido que um deus desses revelasse ao Homem exactamente como as coisas tinham ocorrido para que não se originassem as confusões que já se originaram.

 Á luz da ciência moderna, o que passa a fazer sentido é que o génesis nada tenha de factual, tal como outros contos etiológicos, pois a teoria da evolução é a hipótese que está de acordo com as observações e não o relato do génesis (ou qualquer outra invenção criacionista a partir deste). Como já deixei claro anteriormente, a interpretação da metáfora também não faz sentido. Então, o cristianismo fica sem deus criador (seja do universo, seja de Adão e Eva) e com um mito de ressurreição semelhante a outros. Na prática fica sem nada. 

2 comentários:

  1. Concordo com seu ponto de vista, sobretudo.

    Aliás, na minha opinião, a génesis é o melhor conto etiológico sobre a origem da vida. Considerando a época na qual ele foi escrito, considerando a ausência de pensamento científico, ele até me parece uma obra sábia pois diz muito "a respeito do ser humano". Acho que vale a pena "interpretar" o texto sim, só de outra forma, não como os fundamentalistas fazem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem como fazem os fundamentalistas, nem como fazem os católicos, que dizem que era uma metáfora, que servia para dizer que deus nos criou, mas não como nos criou. Ou seja, os cristãos têm um problema: não podem interpretar o génesis à letra ou ninguém os leva a sério, além de que isso estaria errado (como se vê pelas descobertas científicas sobre as nossas origens) e a interpretação católica também não faz sentido.

      Eliminar