domingo, 12 de agosto de 2012

Evolução vs Lei de Mendel ?

É correcto afirmar que Mendel constatou que uma característica de uma espécie apenas passava para um membro da mesma espécie - que é válido se desprezarmos os processos evolutivos. As leis descobertas foram entendidas por Mendel como as leis dos elementos constantes para uma variação grande, mas finita, tendo deste modo rejeitado a hipótese evolutiva lamarkista - hipótese que o incentivou a realizar as suas pesquisas. No seu estudo  
EXPERIMENTS IN PLANT HYBRIDIZATION , verificam-se as expressões  "constant characters", "constant offspring", "constant combinations", "constant forms", "constant law", "a constant species”. Há luz dos conhecimentos da época de Mendel, nem este nem Darwin poderiam ter conciliado as 2 teorias.
 No entanto, actualmente não existe nenhuma lei cientificamente aceite que estabeleça essa constatação como facto irrefutável. As leis de Mendel são:
1° lei - A primeira lei de Mendel, chamada de lei da segregação ou lei da pureza dos gametas, pode ser enunciada da seguinte forma: na formação dos gametas, os pares de fatores segregam-se.
2° lei - Duas caracteristicas ou mais localizadas em cromossomas diferentes não são herdadas juntas; Elas separam-se de forma independente formando gametas com a mesma proporção de genes - cromossoma que contem o genótipo AaBb forma gametas AB;Ab;aB;ab.
Estas leis estão de acordo com a Teoria Sintética da evolução.



Sem comentários:

Enviar um comentário