sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A Origem do Big Bang e as Partículas Virtuais II

Numa entrevista á revista Época
Lawrence Krauss explica que em determinadas condições, as partículas virtuais não precisariam necessariamente desaparecer. Elas poderiam não só continuar a existir, como multiplicar-se, dando origem a um big bang e a um novo universo em expansão. Para Krauss, a evidência de que isso pode ter sido realmente o caso da origem de nosso Universo é um feito notável.

A formação de particulas também ocorre nas colisões em aceleradores de partículas, que podem ser utilizadas para simular o Big Bang.

A causa da existência do Universo é a formação de particulas virtuais e a sua multiplicação. Ao que parece o apelo ao argumento da ignorância, mais conhecido por deus das lacunas, já não pode ser aplicado. Sim, o universo tem uma causa: a formação espontânea de particulas virtuais e a sua multiplicação. Pode haver quem não queira aceitar este facto com uma causa, então, nesse caso terá que afirmar que o universo não teve uma causa, porque o que foi referido aqui foi o que ocorreu e ocorreu naturalmente, como ainda hoje ocorre. 

Na mesma entrevista, Lawrence Krauss afirmou que a partir das particulas virtuais poderiam ter sido originados vários universos, viveriamos num multiverso (é possivel que o nosso universo não seja o único) - 10 pontos para a série 'Fringe'.

O físico afirma também que ninguém precisa de ser um especialista em cosmologia para apreciar o panorama do surgimento e da evolução do Universo, da mesma forma que não é preciso ser músico para apreciar a música de Bach. Qualquer pessoa com uma inteligencia mediana é capaz de compreender que o universo se originou a partir de particulas virtuais e aceitar esse facto, desde que tenha acesso a informação esclarecedora e que não seja religiosa.

E aqui fica uma versão legendada da palestra de Krauss (torna-se bastante mais perceptível com legendas):




 

Sem comentários:

Enviar um comentário