sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Teoria Endossimbiótica e Evolução do Complexo TIM


No blog Que Treta! (http://ktreta.blogspot.pt/2012/10/treta-da-semana-humano-ma-non-troppo.html), um criacionista resolveu criticar as evidencias da teoria endossimbiótica a que eu me referi (chegando a um ponto de desonestidade de afirmar que não existiam evidências). O dito criacionista, relativamente ao sistema de transporte entre a mitocôndria e o resto da célula, afirma:
"Isso envolve um mecanismo extremamente complexo de transferência de proteínas, compreendendo múltiplas passagens alternativas, cada uma delas envolvendo numerosas proteínas para o transporte das proteínas para as mitocôndrias e cloroplastos." Como se eu não soubesse isso... e até já foi evidenciado o modo como esse sistema evoluiu.
Um grupo de investigadores estudou a bactéria Caulobacter crescentus e foram descobertas proteínas bacterianas relacionadas com os componentes do complexo TIM mitocondrial (homologia). Em seguida, os pesquisadores demonstraram que essas proteínas bacterianas não são encontradas como parte das máquinas de transporte de proteínas. Relativamente poucas mutações seriam necessárias para que estas passassem a desempenhar tais funções. As proteínas sofreram modificações e exaptação e passaram a desempenhar funções diferentes das suas percursoras. É claro que a teoria endossimbiótica foi evidenciada. As mtocôndrias são células procarióticas modificadas. E os sitemas de transporte só confirmam essa teoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário