segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Teoria do RNA World (Adenda)


Já foram produzidos nucleótidos em laboratorio através de processos passiveis de acontecer na natureza (com as condições e substancias certas).


Foram também produzidos alguns aminoácidos (experiência da Miller) e mesmo cadeias de aminoácidos com catalizadores inorganicos.


Foram ainda sintetizadas sequencias curtas de RNA sem usar 'maquinaria' celular, mas sim reacções passíveis de ocorrer naturalmente.


Existe afinidade directa de moleculas de RNA para certas cadeias laterais de aminoácidos, assim como existem enzimas de RNA que catalizam a formação de ligações peptidicas e entre nucleótidos de cadeias de RNA. Foi estudada a evolução e selecção natural das últimas (das que são capazes de auto-replicação) em laboratório, obtendo-se uma melhoria funcional bastante acentuada.

 

A arginina e a lisina podem ser originadas a partir do ácido aspártico (ou aspargina), produzido em pequenas quantidades numa segunda experiencia de Miller em 1958, preservada e reanalisada (em 2011). Estes podem ter sido originados posteriormente em certas condições – se não se formaram quer dizer apenas que não se conhecem as condições em que se formaram.

Relativamente á existência de oxigénio molecular (O2) na terra primitiva, este existia em quantidades muito reduzidas há 3,8 biliões de anos e sabe-se que as primeiras biomoléculas foram formadas antes disso, pelo que não me parece que a sua síntese fosse impedida por isso.

 

Há indícios da existencia de vida há 3,8 biliões de anos e isso é bastante importante, significando que as primeiras biomoléculas se formaram antes.

Sem comentários:

Enviar um comentário