domingo, 7 de outubro de 2012

Complexidade Especificada: Não Aplicável ao DNA




Porque é que o conceito de Dembski de complexidade especificada não se aplica ao DNA (ou a qualquer outra biomolécula)? É simples.


Definição de complexidade especificada, segundo Dembski e Meyer: é definida como a sequência complexa (aperiódica) que codifica um significado ou função (que define o que é "especificado", de acordo com os proponentes do design inteligente*).


Quando se diz que há um código genético, que um gene tem uma função e que as asas servem para voar estamos a usar um truque cognitivo para perceber alguns aspectos sem considerar detalhes. Mas os criacionistas levam isso à letra e convenceram-se que há mesmo uma mensagem escrita no ADN.


Um gene, uma pequena parte de uma molécula de ADN, interage com outras moléculas desencadeando reacções químicas.


Um gene modera a formação de proteínas e os genes que têm vantagem para o organismo através da sua interacção com outros genes e através do ‘comportamento’ das proteínas são naturalmente seleccionados – isto é a acção das ‘leis’ da química, cujos resultados são filtrados pela selecção natural. Informação especificada é apenas uma designação que podemos atribuir à propriedade de moderação do DNA sobre as outras moléculas.



Não existe realmente um ‘significado’, mensagem ou ‘função’ nas nossas moléculas.


* Quando no texto anterior (http://allthatmattersmaddy32.blogspot.com/2012/10/informacao-especificada-dna-epic-fail.html) me referi a especificidade não me referi a este conceito, mas sim a uma correspondência entre moleculas, devida ás interações entre moleculas.

(ver o próximo post: http://allthatmattersmaddy32.blogspot.com/2012/10/descodificando-complexidade-especificada.html )





Sem comentários:

Enviar um comentário